quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Boneca de Papel - Aprenda a fazer

APRENDA A FAZER BONECAS DE PAPEL ESTILO CROQUI
(Minha brincadeira de criança)

A maioria das meninas brincam de bonecas na infância, e eu não fui diferente. A distinção é que eu preferia criar minhas próprias bonecas com papel. Na verdade, eu e minha irmã Adriana criávamos as manequins desenhando em cima de um papelão fino e recortávamos as bordas com bastante delicadeza e pronto, pronto para começar a criar as roupas rsrsrs...

As vezes me pergunto se existem outras crianças que ainda brincam assim,futuras estilistas em formação...É um tanto improvável, já que, com a popularização da internet, existem muitos sites que já mostram tudo pronto,as bonecas, roupas e acessórios, a brincadeira é apenas montar e alternar os estilo com um clik. Mas onde fica o desenvolvimento gráfico e a criatividade? Já está tudo feito!
Então, decidi recordar nossa brincadeira e mostrar o passo  a  passo da estilosa boneca caseira.


Materiais: Papelão, revista usada ou retalhos de tecidos ou folha de papel branco (ofício), tesoura, cola branca, fita adesiva (durex), lápis grafite e lápis de cor. Tudo você já deve ter em casa  :)

1º Passo:
Tenha em mãos um papelão fino. Eu usei o material da caixa de sapato; recorte um pedaço com 30 cm de altura e 20 cm de largura e cole uma folha branca por cima:


2º Passo:
Faça o desenho da boneca em cima do papelão. Esta deve estar apenas com um top e calcinha.
Observação: Se você não sabe desenhar de jeito nenhum, pode imprimir as imagens de croquis nus que minha irmã tem disponível e colar em cima do papelão. Veja aqui.




3º Passo:
Agora que já tem o manequim, é só recortar as extremidades delineando todo o corpo com bastante cuidado e colorir cabelos, pele e a roupa íntima a seu gosto.



Agora, vamos explorar a criatividade com as roupas! Esta é a parte que considero mais interessante. :)


4º Passo:
Ponha sua boneca em cima da página de revista que contenha estampa escolhida para criar a roupa ou use a folha branca para desenhar a roupa sob medida. Observe que o corpo dela serve como molde.
Obs. Usar a folha branca, esta lhe dará mais  liberdade de pintar e criar o modelo que desejar!



5º Passo:
Já com os moldes prontos, você pode criar roupas para as diversas ocasiões de suas bonecas: Roupas de festa, de praia, de trabalho, de passeio, roupas básicas e até vestidos de casamento! É só usar a imaginação e se divertir sem gastar nada por isso.



6º Passo: Usar fita adesiva no verso da roupa em rolinhos:


Hoje, compreendo que o mais atraente do que o produto final é o processo, mais gostoso que ver um desenho pronto é desenhar, a arte de brincar é você quem faz!

VEJA OS RESULTADOS:







Observações:

No vestido de noiva, usei folha branca e retalhos do tecido de filó para elaborar a saia.

Você pode também  usar o modelo de roupas fotografadas para revistas de moda, o trabalho é apenas remodelar para caber em sua boneca. Veja:

Um grande abraço,
Qualquer dúvida, é só entrar em contato.

INSTAGRAM @julianarosarte

Juliana Rosa
www.artesubjetividade.tk


Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus 5:7)









21 comentários:

  1. Juliana, EXCELENTE essa "aula" de como fazer boneca de papel. Marvailhoso!

    ResponderExcluir
  2. ameiiiiiiiii vou fazer agoraaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Olá jú, me chamo Larissa e tenho 14 anos e olhando o seu blog me lembrei da minha brincadeira preferida... Desenhar borecas e vestilas... Amo desenhar e estou pensando em fazer facudade de moda. E queria aprender mais tecnicas de desenho...
    Bjs que Deus te abençoe fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Larissa! EStou planejando ensinar mais, é só uma questão de tempo...
      Fica com DEus!Bjs

      Excluir
  4. Nossa que lindo seus desenho.
    Adorei o modo como você fez as roupas para ela.
    Parabéns desenha muito bem.

    Beijos.

    http://ascoisasdamanu.blogspot.com.br/

    http://descrevendoamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Larissa, fico muito feliz em poder relembrar sua infância.Você pode ler o livro: Desenho de moda - Técnicas de Ilustração para estilistas/SENAC, vai te ajudar muito!

    Obrigada também Manuelly! Sejam sempre bem-vindas!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Juliana!Eu tenho 10 anos é difícil gente da minha idade gostar de bonecas,dessa forma mas eu adorei e vou fazer uma para mim agora muitoo obrigado flor!bjss

      Excluir
  6. oi eu adoro desenhar roupinhas ja tou seguindo o blog gostei muito dessa ideia beijos

    ResponderExcluir
  7. nao era o q eu estava procurndo mas é muito legal tbm.

    ResponderExcluir
  8. Muitoo legal ... Vou dar de presente pra uma amiga rs' Bjoss ... *giovanna

    ResponderExcluir
  9. perfeito para as meninas que querem ser estilistas de moda...
    eu mesmo amei amei amei
    obrigado JULIANA ROSA por ter me ajudado estava muito confusa




    ass; LISLANNE SANTANA DA SILVA

    ResponderExcluir
  10. ACHEI LINDOOOO,VC TEM MUITO TALENTO PARA ISSO FOFA DEVIA SER ARTISTA!
    TE DOU NOTA DEZ EU AMEIII EU VOU FAZER AGORA NESTE MOMEMTO.

    ResponderExcluir
  11. nossa estou maravilhada juliana tenho 09 anos e queria apreder a faser adorei bjss


    Ass: Karin

    ResponderExcluir
  12. Oi eu sou a patrícia eu ameeii ja fiz umas 6 agora vou fazer mais uma boneca de papel adoro criar roupas adorei mts beijos

    ResponderExcluir
  13. gostei pena que nao e articulada e nem da para molhar , beijos

    ResponderExcluir
  14. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito achei lindo. Parabêns garota adorei







    ResponderExcluir
  16. Gostei muito dessa ideia usarei sempre!♥♥ ass:fernanda

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, não esqueça de assinar! Responderei em breve :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...